No passado dia 29 de Outubro de 2011, Sábado, realizou-se a última limpeza da Mata dos Medos no âmbito deste projecto. Este dia, das 10h00 às 17h00, teve a participação 33 voluntários, entre os quais se encontravam o Grupo de Escuteiros da Sobreda, o 9º Volume da Igreja de Corroios, colaboradores e amigos do Grupo Flamingo, a Bilma e outras pessoas que por iniciativa própria nos ajudaram. Ao longo deste Sábado foram limpos 6 parques de merendas e estradas adjacentes, cobrindo-se toda a área da Mata dos Medos mais afectada pela acumulação de lixo. Ao todo foram recolhidos 52 sacos de lixo de 100 L.
A todos os voluntários que nos ajudaram, e cuja ajuda foi preciosa, um GRANDE MUITO OBRIGADO. Obrigada por darem um pouco do vosso tempo à Mata dos Medos, tornando-a um local muito mais limpo e saudável, obrigada pelo esforço e pela camaradagem ao longo do dia. Espero que, tal como o Grupo Flamingo, se sintam parte desta Floresta e que de futuro venham a colaborar mais uma vez connosco. Foi mais um dia muito produtivo que fez a diferença. O Grupo Flamingo agradece a todos os participantes.
No passado dia 01 de Outubro de 2011, o Bilma Camp representado por Zito Colaço, e com o mini-curso FOTONATURA-Introdução à fotografia de natureza, recebeu 17 novas promessas para a fotografia de natureza. O mini-curso realizou-se numa manhã muito soalheira e um pouco ventosa, e teve lugar no Monte do Vale Santo, em Sagres. Esta formação teve uma duração de 4 horas, das quais 3 horas foram de teória e 1 de prática. Na hora prática ou de saída de campo e, logo nos primeiros 50 metros de uma imensapaisagem, fomos recebidos por um grande grupo de libelinhas majestosas e muito simpáticas, que nos porpocionaram fotografias de óptima qualidade. Depois vieram as piteiras e os chorões, e para terminar um lindíssimo coberto de pinheiro-manso. Na hora de despedida, fomos saudados por um Louva-a-deus e por um grande Milhafre em perseguição à sua presa. Uma manhã rica e cheia para este novos amantes da natureza.
Esta formação, foi parte integrante do Festival de Observação de Aves de Sagres, que é organizado pela Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve e respectivos parceiros.